quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Natal - época de reflexão


Mais do que uma festa adornada por adereços luminosos e decorativos nas ruas, mais do que um período marcado pelo exagero dos gastos, mais do que um festa simbolizada por um homem de vermelho que se destaca em todos estabelecimentos comerciais, o Natal simboliza o nascimento do filho de Deus, não um convite ao consumo efusivo do que é supérfluo como o marketing pretende fazer. O Natal representa um período de união e de solidariedade, desde o abraço caloroso do pai que revê o seu filho e com isso esquece a nostalgia que o avassalou durante todo o ano, desde a voz embargada pela emoção do sem-abrigo moribundo quando agradece o nobre gesto de alguém que lhe oferece mais uma manta, desde o coro natalício que anuncia orgulhosamente o nascimento do Deus Menino pela telefonia, desde a simplicidade e o calor da família que se une à volta de uma lareira. É também a altura certa para perdoar os nossos inimigos mesmo os que não merecem, de meditar sobre a nossa existência tão efémera e séria. É olhar para trás e acreditar que valeu a pena todo esforço que fizemos para fazer alguém feliz.

Votos de um Santo e Feliz Natal.

4 comentários:

Padre Avelino Amorim disse...

Caros amigos
Não podia deixar de aproveitar este cantinho, que é nosso!, para vos desejar a todos um santo Natal, na esperança de que 2009 seja para nós aquele eterno 4º dia, sentindo cada vez mais profundamente o amor gracioso de Deus por cada um de nós

Miiii disse...

Para todos neste nosso cantinho deejo-vos um bom Natal. Não vos esqueçais de que o Natal é deixarmos de olhar para o Ceu à procura de Deus para o encontrar naquele que ao nosso lado vive cada dia. Zé

Marina Oliveira disse...

A todos desejo que tenho passado um natal muito doce e caloroso na compainha de quem mais vos ama(inclusive claro o JC).
A todos venho também, por este meio, desejar que 2009 seja a continuação de um quarto dia em que a alegria que nos uniu no nosso convívio e o amor com que vivemos todos os natais esteja sempre presente, que o novo ano que se aproxima seja repleto de novas conquistas e que o presente de cada dia traga consigo uma força e energia renovadas de quem tem novamente a oportunidade de ser feliz e horar dignamente os seus compromissos :)!
Jinhos para todos, até 1 de Fevereiro de 2009 (pós-convívio)companheiros de caminhada ... Marina

Patrícia disse...

Eu sei que o Natal em si já passou, mas como sabemos Natal pode ser todos os dias, basta querer. Estou aqui não para falar dos valores e dos prencipios que devemos ter, a final quem sou eu para vos dizer, estou aqui porque preciso de falar com todos vós dizer que tenho muitas SAUDADES de vos abraçar um a um... Voces vão fazer sempre parte de mim, estou a passar por momentos menos bons, mas sei que o que importa é sejar a felicidade ao outro e ser feliz, será assim tão facil como falar.... acho que não. Mas sei que tenho força porque brevente estarei com todos .... Mt saudades Bjooooo grande para todos